sábado, 24 de julho de 2010

Cruzeiros oferecem atividades esportivas sofisticadas

Os cruzeiros marítimos, por vezes considerados como galeões modernos da gula, também estão oferecendo sérios e sofisticados centros de fitness e de bem-estar em pleno alto-mar.
A comida a bordo não desapareceu, mas há especialistas para ajudar os turistas que se preocupam com a saúde enquanto estão na fila do bufê.
“Os cruzeiros estão realizando um grande trabalho ao se atualizarem no século 21; você se torna um esportista mesmo estando em um cruzeiro”, diz Mike Weingart, da empresa Travel Leaders, em Houston, no Texas. “E aqueles que desejam ficar em forma podem manter a sua rotina de exercícios.”
Pistas de corrida e centros de fitness bem equipados são padrões na maioria dos grandes navios, mas as classes de educação corporal, os testes de metabolismo e as aulas de fitness radicais estão aumentando –desde os treinamentos da moda até os suspensos conhecidos como TRX, que utiliza a tecnologia da Marinha norte-americana.
“Tive que criar outra aula de TRX às 4h30, porque a das 4h estava lotada”, diz Sarah Ward, personal trainer do navio Norwegian Epic, com capacidade para 4.100 passageiros.
O Epic é um dos mais novos navios da Norwegian Cruise Line, com 20 opções de refeições e até entrega de pizza. Contudo, o evento mais popular é o seminário do centro de bem-estar “Segredos de um estômago plano”.
“As pessoas em forma encontrarão a academia”, diz Ward, que preside um centro de fitness. “Mas o que gosto é encontrar aqueles que não estão.”

Exercícios em alto-mar
Os participantes de um cruzeiro podem jogar a versão de esqui do Wii Fit e brincar com jogos, exercitar-se com o sistema de TV interativa ou mesmo sintonizar o ciclista Lance Armstrong em classes de spinning que imitam terrenos da Volta da França.
Para aqueles que preferem sorrir a reclamar, o Travel Leaderse está organizando uma série de seminários que reúne fitness e diversão em cruzeiros que saem de Galveston, no Texas. Austin Davis lidera os seminários. Segundo ele, um cruzeiro é um local perfeito para desenvolver hábitos saudáveis.
Davis, um consultante de fitness para o Centro Médico de Texas, defende que treinos curtos de alta intensidade resolvem mais, mas o principal ponto de suas mensagens é algo para se pensar. “Quando você escreve tudo que come, em sistemas de bufê ou não, você come menos”, ele diz.
Weingart acha que o conceito de cruzeiros como uma orgia de comida flutuante está mudando. “Os cruzeiros luxuosos estão buscando qualidade ao invés de quantidade. As porções das refeições são um pouco menores em muitos casos, e vários cruzeiros acabaram com os bufês da meia-noite.”
Candy é da opinião que hoje os cruzeiros estão mais propensos a atuar em várias áreas, como “ir à academia no primeiro dia de um cruzeiro, e ver o que é oferecido, para não ficar desapontado”, ela diz. “Na verdade, algumas pessoas têm viajado em cruzeiros e reduzido seu peso.”
Fonte: revista Ecoturismo com Reuters Life

Nenhum comentário:

Postar um comentário