domingo, 15 de agosto de 2010

Museu de Arte Islâmica do Cairo reabre as portas

O Museu de Arte Islâmica do Cairo, o maior do mundo, reabriu as portas neste sábado, após oito anos de trabalhos de restauração.
O edifício reformado foi reinaugurado pelo presidente egípcio, Hosni Mubarak, ao lado de vários ministros, entre eles o da Cultura, Faruk Hosni, e o diretor de antiguidades egípcias, Zahi Hawas. O público porém, terá que esperar até setembro para entrar no museu.
Quase 2.500 peças de grande valor artístico ou histórico, selecionadas de um fundo de 100.000 objetos, estão expostas em 25 salas.
O museu, que fica no centro do Cairo em um edifício de 1903, foi criado inicialmente para proteger o rico patrimônio egípcio dos ladrões de antiguidades.
A restauração, iniciada em 2003, pretende destacar a cultura e a história islâmica egípcia, menos cobiçadas que as antiguidades faraônicas por parte dos milhões de turistas que visitam o país a cada ano.
Entre as peças mais importantes está uma chave de ouro com incrustações da Kaaba, edifício central da grande mesquita de Meca, ou o mais antigo dinar islâmico conhecido, do ano 697.
Fonte: UOL Viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário