sexta-feira, 4 de junho de 2010

Campos do Jordão

Campos do Jordão é com certeza o destino certo a ser visitado o ano inteiro, a cada estação do ano a cidade se enche de cores e com o seu clima bem determinado em cada época, permite aos visitantes contemplarem sua beleza e terem momentos inesquecíveis.
Porém é nos meses de abril a julho que Campos do Jordão ganha muito destaque, quando as temperaturas têm uma considerável queda e faz com que a cidade ganhe um clima convidativo.
É diante deste cenário, que as grandes marcas buscam divulgar seus produtos e serviços ao público seleto, que aproveita o que de melhor que a estância tem a oferecer aos seus visitantes com grandes atrações como o Festival Internacional de Inverno e ainda ficar por dentro dos lançamentos de carros, roupas, telefones celulares, alimentos entre outros.
Campos do Jordão além de ser uma estância turística de lazer, é um dos destinos para quem busca promover eventos como congressos, feiras, seminários, simpósios, sendo escolhida pela Academia Brasileira de Eventos no ano de 2007, como o Melhor Destino para Eventos de Pequeno e Médio Porte na Região Sudeste, por possuir dois centros de convenções, além de salas para esses eventos em hotéis e pousadas da cidade, sendo os espaços exatos para obtenção do resultado esperado: sucesso.
Outros fatores que fazem Campos do Jordão esse recanto dos paulistas, mineiros, fluminenses, enfim brasileiros e estrangeiros na Serra da Mantiqueira Paulista é o seu rico parque hoteleiro com quase 9 mil leitos distribuídos em hotéis e pousadas, cada um ao seu estilo e conforto, atendendo ao variado público; do mesmo modo é a gastronomia que vai desde uma tradicional culinária caseira, com direito a fogão à lenha, até os finos toques e sabores da culinária francesa, passando pelas carnes exóticas, massas, culinária portuguesa, contemporânea e os irresistíveis fondues e racletes.
É diante desse universo de rica paisagem, aliada a boa gastronomia, hospedagem, pontos turísticos e atividades, que Campos do Jordão através de iniciativas públicas e privadas desenvolve seu turismo até mesmo nos meses de baixa temporada promovendo eventos como a Festa da Cerejeira, a Festa do Pinhão, Festa da Hortênsia, Natal na Montanha, Festival Gastronômico da Cozinha na Montanha, Quinzena da Aventura além de receber espetáculos musicais e culturais nos feriados e nos finais de semanas de fevereiro a junho e de setembro a novembro. Buscando sempre melhorar para atender o público que busca conhecer, desbravar, contemplar ou apenas descansar em meio as montanhas de Campos do Jordão.

Festival Internacional de Inverno - De 3 de julho a 1º de Agosto
Serão quatro semanas de evento (uma a mais que nos anos anteriores) e 83 concertos, o dobro se comparado com a média das edições passadas. O Festival de Campos do Jordão também ampliou o seu acesso ao público com uma série de 11 concertos na cidade de São Paulo, em locais como o Sesc Vila Mariana e a Sala São Paulo.
Com uma semana a mais, as atividades pedagógicas desta edição também crescem. Os 170 bolsistas terão mais tempo para conviver com os professores, dentre os quais estão alguns dos maiores músicos do mundo. Além disso, praticamente todos os destaques da agenda de concertos ministram master classes, oficinas e palestras aos alunos.
Mantendo a tradição de ser o evento que oferece a melhor e maior programação de música clássica e romântica em toda a América Latina, em 2010 o Festival vai além: retomando o que preconizou Eleazar de Carvalho desde 1973, a programação está mais abrangente e o público pode apreciar atrações de primeiro escalão mundial com repertório de todos os períodos da música, desde a música antiga até a contemporânea. Mais uma novidade: além das tradicionais orquestras, neste ano o número de concertos de música de câmara se multiplicou, sendo grande parte delas gratuita.
Entre os destaques da programação em 2010 estão a Osesp, que recebe o título de orquestra residente do Festival e realiza nove concertos com regentes do porte de Kalmar e Yan Pascal Tortelier, além de Frank Shipway e Alex Klein. Além da OSB sob a batuta de Roberto Minczuk, a Filarmônica de Minas Gerais regida por Fábio Mechetti, a Jazz Sinfônica, a Orquestra Municipal de São Paulo, a OSUSP e a Banda Sinfônica do Estado.
Junto a essas orquestras estarão solistas de renome como o violinista Gilles Apap − famoso por sua interpretação perfeita de Mozart e versatilidade em gêneros tradicionais, o violoncelista Marc Coppey e o violonista Fabio Zanon, além de um grupo seleto de pianistas.
Em 2010, a responsabilidade social também está presente nas atividades promovidas pelo Festival. Parte do rendimento com os ingressos dos concertos será revertida para ações de educação musical e inclusão social, beneficiando comunidades menos favorecidas da cidade de Campos do Jordão. Além disso, moradores da região poderão comprar ingressos a preços promocionais.

Tema e homenagens
O tema deste ano do Festival será A música e seus diálogos, refletindo na programação diálogos entre períodos e estilos, entre tradições e culturas, entre a música e outras artes. Para compor o tema foram reunidas diferentes propostas: de músicos reconhecidos pelo repertório contemporâneo tocando peças clássicas com leitura atual (Quarteto Arditti) a grupos que interpretam canções medievais de forma tradicional (Les Musiciens de Saint-Julien).
Os diálogos continuam com a participação de Gilles Apap, solista que consegue, ao mesmo tempo, executar com excelência concertos de Mozart à frente da Osesp e incorporar novas sonoridades, unindo música oriental e folk americano. O Ocidente encontra o Oriente por meio do barroco japonês lado a lado com Vivaldi no concerto da Camerata Fukuda. Há também um encontro inusitado entre um contrabaixo (Catalin Rotaru) e um violoncelo (Fabio Presgrave), executando uma peça composta originalmente apenas para violoncelos. Os instrumentos musicais também interagem com o canto (Jazz Sinfônica e Ray Lema) e com a dança (São Paulo Companhia de Dança).
Entre as homenagens deste o ano, o Festival celebra o Ano Fryderyk Chopin, que celebra os 200 anos de nascimento do compositor, e traz o pianista polonês Zbigniew Raubo e a brasileira Cristina Ortiz com um repertório especialmente dedicado ao compositor.
O Festival também homenageia Robert Schumann, em comemoração ao bicentenário de seu nascimento. O repertório do compositor será imortalizado na execução de pianistas brasileiros que dispensam apresentação: Nelson Freire, Arnaldo Cohen e Caio Pagano.
O terceiro homenageado é Gustav Mahler, pelo sesquicentenário de seu nascimento. Dois concertos o homenageiam: a Orquestra Experimental de Repertório, com Jamil Maluf à frente, traz as Canções da Trompa Mágica do Menino, e a OSB executa a majestosa 3ª Sinfonia.
Fontes: www.festivalcamposdojordao.org.br e www.camposdojordao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário